Quem foi o Marechal Mascarenhas de Morais

Minha foto
Brazil
O Marechal Mascarenhas de Moraes foi um importante personagem militar no país. Segundo a Wikipédia , o verdadeiro nome do Marechal era João Batista Mascarenhas de Morais (São Gabriel, 13 de novembro de 1883 — Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1968) foi um militar brasileiro. Foi um dos comandantes da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, tendo combatido na Itália em 1944.Em 1953 foi nomeado chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), oportunidade em que acompanhou a crise política que levaria ao suicídio de Getúlio Vargas no ano seguinte. Em 1955, apoiou o golpe militar liderado pelo general Teixeira Lott, que garantiu a posse de Juscelino Kubitscheck na presidência da República.

HISTÓRICO


Breve Histórico da Escola



     No ano de 1975 o presidente Garrastazu Médici doou à prefeitura de Salvador uma área para a construção de Núcleo Habitacional destinado a moradia dos ex-combatentes pela força Expedicionária Brasileira, uma escola para atender aos filhos dos expedicionários. Com forte apelo militar a estrutura física da escola vista de cima tem o formato de um avião utilizado pela Aeronáutica.
     Em 1976 a escola foi identificada, recebendo o nome do Marechal Mascarenhas de Moraes através da portaria de Criação 6235, Diário Oficial de 20 e 21/12/1976, com 8 salas de aula, sala de professor , direção, secretária, banheiros de alunos e funcionários, cantina, área administrativa.
No período de 1977 a 1980 a escola somente atendia ao público da 1ª a 4ª série do ensino fundamental na época. No dia 21/12 /86, foi comemorado com uma grande festa, os 10 anos da escola, participaram do evento pais, alunos, funcionários, direção e representantes da Secretária de Educação.
      A partir de 1981 a escola passou a atender gradativamente ao público de 5ª a 8ª série. Em 1980, aconteceu outro fato histórico importante que foi a conclusão da 1ª turma de 4ª serie da escola, o evento foi comemorado com grande entusiasmo pelos membros integrantes da escola. Em 1984 foi feita a “formatura” da primeira turma de 8ª série, momento de grande alegria para todos, segundo relatos de funcionários mais antigos na escola.
       Em 13 de novembro de 1983, houve um grande evento comemorativo, o Centenário do nascimento do patrono da escola o Marechal Mascarenhas de Moraes. Este evento contou com a presença dos Ex-combatentes da aeronáutica, juntamente com toda a comunidade escolar. Houve o hasteamento da bandeira, missa no local, e apresentações com os alunos sobre o Marechal.
      Em setembro de 1991, no governo de Antonio Carlos Magalhães a escola passou por uma grande reforma e ganhou mais um pavilhão com 7 salas.
     
        No ano de 1999, a escola, deixou de atender aos alunos do ensino primário, passando a atender exclusivamente ao público de 5ª a 8ª série. A escola sempre teve momentos festivos de integração, tais como feiras, peças teatrais, festas juninas e shows de bandas. Pela escola passaram as seguintes gestoras: Heloisa França Marques, Valdivia Gomes Nascimento, Gilma Leal Silva, Barbara Maria Souza de Santana e Edney Araujo Dantas Velame. Atualmente, a escola e dirigida pelo prof. André Francisco dos Santos.